Essa medicina milenar de origem chinesa há muito é empregada para tratamento doenças e problemas de saúde. O uso de finas agulhas aplicadas sobre a pele e subcutâneo produzem o efeito estimulante necessário ao organismo para encontrar seu equilíbrio imunológico, endócrino e nervoso em muitas situações. A técnica também contempla o tratamento de problemas musculoesqueléticos, tendo se tornado conhecida mundialmente no tratamento de processos dolorosos.
A medicina chinesa, a qual pertence, propicia ao especialista um entendimento diferenciado da condição clínica do seu paciente, que soma-se ao da medicina contemporânea. Aliás, a combinação entre o conhecimento antigo e o moderno, tem ampliado o potencial da acupuntura. Exemplo disso, é a utilização de estimulação elétrica sobre as agulhas, o uso do laser de baixa potência e outras técnicas mais recentemente.
A ultrassonografia tornou-se um aparato de grande auxílio para o médico contemporâneo. Ele permite não só a confirmação diagnóstica quando da consulta, como auxilia na realização de procedimentos, permitindo a visualização das estruturas corporais.
Esse recurso permite uma avaliação médica em situações em que a consulta presencial não é possível. Ela poderá ser realizada por pacientes que não se encontram na cidade do Rio de Janeiro ou impossibilitados de comparecer ao consultório.