Acupuntura para mulheres grávidas e para as que querem engravidar.
Por ser uma técnica com baixíssimo índice de efeitos indesejáveis e contraindicações é a acupuntura um método de tratamento ideal para as gestantes.
Os problemas em que pode ser aplicada variam desde os específicos da gestação, como a êmese (vômitos, enjôos) gravídica, mal posicionamento fetal (apresentação pélvica) e indução do parto, aos inespecíficos como dores, lombares, dorsais e cervicais; ansiedade; insônia e outros, que ocorrem a qualquer pessoa, e nas grávidas.
Para mulheres que pretendem engravidar a acupuntura se mostra um método facilitador. Se ocorrer alguma dificuldade, sua utilização merece atenção.
Para as mulheres que se enquadram em uma condição de infertilidade, é necessária a avaliação ginecológica para considerar os possíveis fatores implicados e as condições particulares em que se pretende a gravidez (idade, grau de fertilidade, esterilidade verdadeira).
Aquelas que já estão em tratamento para engravidar e vão fazer FIV (fertilização in vitro) tem na acupuntura um recurso a mais para aumentar as chances de gravidez após o implante do (s) embrião (ões).
Elas devem perguntar ao seu médico ginecologista especializado em fertilização sobre o assunto.