Seu espaço

Acesse seu histórico clínico
e saiba novidades do seu interesse.

ACUPUNTURA PARA IDOSOS

Com a idade há maior chance de coexistência de morbidades nos indivíduos não sendo incomum a existência de patologias crônicas que demandam um tratamento continuado como, por exemplo, a diabetes, a hipertensão e a osteoartrite. Esse parece ser o preço a pagar em parte pelos nossos hábitos de vida e pela longevidade.

Essas patologias crônicas demandam o uso de medicamentos e tratamento médico continuado. O idoso, dado as suas características fisiológicas, está mais propenso a reação a medicações sendo um organismo mais susceptível. Isso decorre de alterações circulatórias, renais, hepáticas, digestivas, neurológicas e outras existentes. Por isso, os médicos geriatras são muito cautelosos ao prescreverem novos medicamentos que irão se somar a lista dos imprescindíveis de uso contínuo. 

Nessas circunstâncias a acupuntura mais uma vez surge como terapia fundamental já que tem sabidamente atuação em processos dolorosos e funcionais do organismo (função digestiva, humor, sono e etc) resultando em melhora da qualidade de vida do idoso permitindo menor uso de medicamentos e o risco de efeitos colaterais e adversos. 

Perguntas frequentes:

Paciente em uso de medicação anticoagulante, antitrombóticos e antiplaquetários como Varfarina, AAS, Clopidogrel?

Esses pacientes têm uma facilidade e tendência ao sangramento e muitas vezes com o uso de alguns desses medicamentos passam a ter manchas na pele proveniente do extravasamento de sangue. 

O uso do medicamento não é impeditivo a aplicação da acupuntura, embora seja necessário cuidado especial para se evitar o sangramento. 

A acupuntura pode ser usada em pacientes que têm marca-passo e próteses metálicas no corpo?

Sim, não há qualquer impedimento a aplicação da acupuntura simples, mas a eletroacupuntura deve ser evitada pela possível interferência com o marca-passo cardíaco. Quando as próteses, também hoje muito frequentes, a recomendação é a não utilização da eletroacupuntura no local das mesmas.







Rua Marquês de São Vicente, nº 124 - lj. 210 e 211
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.541-040
Fones: (21) 2294 4113 / 8743 5530